FitLife - Encontrando praticidade para uma vida mais saudável.

Case de UXStrategy para o curso UXUnicórnio.

Entendendo o projeto:

O objetivo é criar uma solução que consiga atender as necessidades das pessoas para se manterem saudáveis no seu dia a dia. Oferecendo tudo que elas precisam não somente de forma reativa, mas ativa, como: exercícios físicos, dietas, hábitos saudáveis, equilíbrio e acompanhamento médico.

Definindo o problema:

Identificar as principais dificuldades que as pessoas têm para se manterem saudáveis no dia a dia e projetar uma solução unificada para ajudá-las (preparador físico, médico, nutricionista, etc).


“A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1,9 bilhão de adultos com 18 anos ou mais estão acima do peso ou obesos. Isso representa 39% da população adulta mundial.”


“Oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles.” O resultado faz parte de levantamento pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).


“A Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), conclui que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais.”


A partir do meu objetivo de negócio e da definição do problema, pude criar minha linha estratégica para iniciar os estudos, com o método 5W1H (what, why, where, when, who, how). Respondendo a essas perguntas, ficou muito mais fácil visualizar quais direcionamentos devem ser tomados para alcançar esse objetivo.


Método 5w1h

Método 5W1H


Vários aspectos podem influenciar nesse problema para manter uma vida mais saudável, desde a falta de tempo, com o dia a dia muito corrido; a falta de dinheiro, para se matricular em uma academia ou comprar alimentos mais saudáveis que possuem um custo um pouco mais elevado; o sedentarismo; a rotina de trabalho; o estresse, que acarreta em negligenciar a saúde; a falta de conhecimento, que faz com que as pessoas não tenham acesso a informações confiáveis.


Business Model Cavas

Com base nessas informações criei o meu Modelo de Negócio. Esse modelo oferece uma lógica facilitada para que eu pudesse organizar e visualizar a ideia no geral, mesmo em meio a tantas incertezas.

Business Model Canvas

Estudo com Business Model Canvas


A partir do meu Modelo de Negócio foi necessário avaliar melhor as questões sobre a proposta de valor que será entregue, alinhada ao meu segmento de clientes, quais suas dores, ganhos e as tarefas que os usuários querem alcançar. O que o meu negócio ou produto poderia fazer para amenizar essas dores, para que eles consigam alcançar seus objetivos e o que eu posso solucionar para que eles venham a ganhar com meu produto.


Método de Proposta de Valor

Estudo com Modelo da Proposta de Valor


Definido os modelos de Negócios e Proposta de Valor, consegui mostrar como o meu projeto pode atender um nicho de clientes de maneira mais satisfatória e com menor chance de falhas, entendendo melhor cada ponto sobre como o negócio pode atingir os meus clientes. Porém além de todas essas questões, ainda existiam alguns pontos a serem alinhados: O que mais eu poderia solucionar dentro do projeto que atendesse a esse meu público? Quais outros recursos eu poderia acrescentar no projeto que teria um grande valor e diferencial? Como posso personalizar meu produto para me destacar dos demais? O que a concorrência está fazendo?

Benchmarking - Análise da concorrência

Com esse processo estudei meus concorrentes, para identificar suas forças e fraquezas. Isso me ajudou a desenvolver estratégias para diferenciar dos concorrentes e conquistar uma fatia maior do mercado, assim como responder a algumas questões que foram colocadas em dúvidas a partir dos outros modelos de negócio.


Quais pontos de maior importância para meu projeto se diferenciar do mercado da concorrência:

Funcionalidades - quais os recursos que os concorrentes utilizam, para saber como me diferenciar deles.

Engajamento - o que posso fazer para manter meu usuários ativos dentro do meu app, sendo que este é um dos problemas mais decorrentes dos usuários que querem se manter saudáveis, pois existe uma desistência na rotina saudável, não cumprindo os objetivos iniciais.

Definindo os concorrentes:

Após uma breve pesquisa, consegui segmentar o grupo de concorrentes diretos que o meu negócio possuí, com dois aspectos importantes, treinos diários e alimentação saudável. Com essas características consegui destacar:

Nike Training Club – Treinos
Um aplicativo para exercícios físicos que podem ser realizados em casa ou em lugares abertos, com treinos e meditações. Orientação gratuita de treinadores, atletas e especialistas em bem-estar dentro do app, com seleção de programas e motivações de dicas dos treinadores.

Exercícios em Casa
O Exercícios em Casa fornece rotinas diárias de exercícios sem sair de casa. Sem ajuda de personal, o aplicativo “Exercícios em Casa” conta com uma sequência de alongamento e aquecimento.

MyFitnessPal
É um aplicativo fitness para emagrecer. Ajuda a aprender sobre seus hábitos alimentáres, ver como você come, fazer escolhas de alimentação mais inteligentes com receitas saudáveis, encontrar motivação e apoio. Monitorar o progresso das metas de exercícios, perda de peso, consumo de água e nutrição com receitas saudáveis e contador de macros.


Benchmarking - análise de concorrentes

Estudo Benchmarking - análise de concorrentes.


Com a análise da concorrência revelou que muitos não possuem habilidades de engajamento ou funcionalidades completas. O app do Nike Training Club e Exercício em Casa oferecem um programa de treinos de exercícios em casa sem uso de pesos, enquanto o MyFitnessPal é uma ferramenta de cálculos de calorias. Ambos os aplicativos têm como público-alvo pessoas que desejam se exercitar e comer de forma saudável. Assim o novo aplicativo terá todos os recursos dos aplicativos existentes, além de novos recursos: o acompanhamento por profissionais da área, canais de troca de experiências entre usuários e programas de relacionamentos com os clientes (recompensas e incentivos dentro do app, programas personalizados).

KPIs - métricas importantes:


Estes KPIs foram selecionados com base nos objetivos específicos do projeto. Entender melhor se conseguiremos entregar nossa proposta, se conseguiremos engajar os ususários dentro desses objetivos e avaliar ao longo do processo se os resultados serão satisfatórios para os usuários. Eles devem ser monitorados regularmente e usados para tomar decisões sobre o projeto e suas melhorias.


Aprendizados desta etapa

O processo de UXStrategy é um método para projetar experiências de usuário que se concentra na compreensão das necessidades dos usuários e na criação de soluções que atendam a essas necessidades, assim como definições sobre o projeto a ser realizado, junto a essas necessidades que os usuários possuem. Com esse estudo é possível alinhar melhor os projetos, definindo etapas, coletando informações, gerando ideias e soluções. Assim seguindo para os próximos passos com objetivos mais claros e menores chances de retrabalho. O processo também é flexível e pode ser adaptado a diferentes projetos e equipes.


Vamos conversar!

Que tal avaliarmos juntos uma solução para seu projeto?
Adoraria receber um e-mail com o seu contato, me escreva! si.monikita@gmail.com.br



Obrigada!



Copyright © 2023 Todos os direitos reservados.