Viagem fácil: o seu guia de viagem sem preocupações de forma organizada e inteligente.

Case de UXResearch para o curso UXUnicórnio.

Entendendo o projeto:

Como ajudar pessoas que nunca viajaram para um novo lugar a planejar seu roteiro e terem sempre fácil suas informações de hotéis, passagens, tickets e ingressos.


Afim e entender melhor o projeto, por meio da pesquisa secundária, foi permitido compreender o cenário de atuação de uma maneira geral e encontrar as principais tendências.

Pesquisa Secundária:

Segundo um estudo da Booking.com, revelou que dois de cada cinco (39%) viajante brasileiros utilizaram as redes sociais como fonte de inspiração quando organizam suas viagens, número acima da média global (26%).

Para os brasileiros que se inspiram em conteúdos nas mídias sociais durante o planejamento da viagem:

  • 90% afirmam ter utilizado o Instagram contra 64% dos entrevistados globais.
  • em seguida, aparece o Youtube (62%)
  • Facebook (55%)
  • TikTok (31%)

Dicas de viagens ficam no topo da lista com (72%), locais de acomodação (63%), restaurantes (62%) e outras atividades (58%).

Segundo Nelson Benavides, Gerente Regional da Booking.com, isso mostra que os viajantes buscam dicas para viajar sem gastar tanto.


Diante deste cenário, uma pesquisa mostra que os brasileiros planejam suas viagens nacionais com um mês de antecedência. Entre comprar as passagens, cuidar da hospedagem, traslados, passeios e ingressos, planejar uma viagem sem consultoria de viagem não é uma tarefa fácil, demanda muito tempo e pesquisa. O papel das agências de consultoria de viagens é montar esses roteiros e pode ajudar a economizar em até 50% o custo dessas viagens, além do tempo gasto caso seja feito o planejamento individualmente.


A pesquisa mostra que em média o brasileiro leva 72 dias para planejamento de uma viagem internacionais e 31 dias para viagens nacionais.


Ao levar em consideração todo o tempo que se precisa para organizar todos os detalhes de uma viagem, o planejamento deveria ter início cerca de 6 meses antes da data estipulada para a viagem. Nesse sentido, a agência de consultoria é uma forma de otimizar esse processo, garantindo também que a escolha do destino do roteiro aconteça o quanto antes, possibilitando acesso aos melhores preços e até mesmo ofertas.


Em um estudo qualitativo feito para um trabalho de graduação da PUC-Rio, Ricardo Traz Barreiros, mostra o comportamento do consumidor durante o planejamento de uma viagem à lazer através da internet, a partir de uma pesquisa do site Think With Google (2016). Dividindo os momentos dos viajantes brasileiros em 5 categorias: Sonhar, Planejar, Reservar, Viajar e Avaliar.


Ele aponta que o primeiro momento é o reconhecimento da necessidade fisiológica, por um desejo. Realizar uma viagem de lazer é essencialmente um desejo, ligado a um sonho do consumidor acerca de um destino ou de uma experiência.


O segundo momento é a busca de informações, quando o consumidor procura as melhores opções para saciar suas necessidades. Essa busca ocorre individualmente ou por meio da pesquisa, com opiniões de outras pessoas, ou por meio de uma agência de viagem.


O terceiro momento é quando o consumidor avalia as alternativas apresentadas e seleciona a melhor para suas necessidades. Ambas etapas, busca de informações e avaliação se encontram no momento de “planejar”.


A quarta etapa é a da compra, ocorre após as avaliações. Existem razões pessoais e sociais para o consumo, como “promoções, qualidade do serviço, limpeza do local, preço e conhecimento geral do mercado, que podem influenciar a decisão de compra”. Também pode existir influência de seus grupos de referência e processos individuais, que incluem “variáveis como motivação, percepção, aprendizagem, formação de atitude e processo de decisão”.


A quinta etapa é o consumo do bem ou serviço adquirido.


A sexta etapa acontece após o uso do bem ou serviço. Nesse momento, o consumidor avalia seu grau de satisfação ou insatisfação a partir das expectativas iniciais, que definirão o seu processo pós compra.


A conclusão do autor deste artigo é que dentro desses momentos, “sonhar” é que o enorme fluxo de informações contida na internet faz com o que os usuários busquem esses estilos de vida, onde já possuem ideias dos destinos que gostariam de visitar. O “planejar”, já se inicia no momento anterior “sonhar”, onde a escolha do destino é feita, assim indo em busca de realizar esse “sonho”, por meio de orçamentos, passagens, hospedagens, passeios, ingressos e todos os outros itens para completar o seu objetivo inicial. Sendo a etapa mais complexa, pois precisa avaliar se o seu “sonho” é viável ou não. Quando ele possuí todas essas informações e seu planejamento se torna viável, ele inicia a etapa do “reservar”. Ele concluiu que na etapa de “planejar” antes de concluir a etapa do “reservar”, muitos consumidores se sentem inseguros, mesmo com tantas informações na internet, buscando fontes mais confiáveis como agências maiores e mais reconhecidas. Dessa forma, é notável que “confiabilidade” seja o quesito mais importante nessa etapa. A outra etapa é “viajar”, nesta etapa o viajante se encontra em seu destino, mas ainda continua sua pesquisa, para adquirir mais informações específicas sobre o lugar escolhido. O último momento é o de “avaliar”, ocorre durante e depois da viagem, com postagens sobre o lugar nas redes sociais. Divulgar as experiências que vivenciou em sua viagem.


Considerações:

A conclusão do estudo é que as redes sociais são importantes fontes de inspiração para os viajantes brasileiros. No entanto, o planejamento de uma viagem é uma tarefa complexa que exige tempo e pesquisa. As agências de viagem podem ajudar a otimizar esse processo e garantir que a viagem seja realizada da melhor forma possível.


Para resumir o texto de forma ainda mais concisa, podemos dizer que:

  • Os brasileiros são inspirados pelas redes sociais para planejar suas viagens.
  • O planejamento de uma viagem é uma tarefa complexa que exige tempo e pesquisa.
  • As agências de viagem podem ajudar a otimizar esse processo.

Plano de Pesquisa

Problema de negócio: Oferecer um serviço gratuito (produto paralelo) para ajudar os clientes a organizarem suas viagens, oferecendo a um custo outros serviços da empresa como, guias turísticos, descontos e tickets. Atraindo e convertendo mais clientes com a venda de produtos menores, que no futuro poderão adquirir os serviços principais da empresa (pacotes de viagens).


Problema de usuários: Entender as necessidades do usuário na hora de organizar uma viagem.



Matriz CSD

Matriz CSD


A partir das dúvidas e hipóteses para a pesquisa consegui criar um questionário me aprofundando mais nessas primeiras questões que surgiram. Assim junto com os usuários poder me aprofundar mais em suas dificuldades e entender melhor quais pontos deveriam ser abordados em meu projeto.


Pesquisa de profundidade

Questionário para uma pesquisa de profundidade com os usuários, baseados nas pesquisas anteriores e na matriz CSD.



1.Quem será o responsável pela pesquisa?

Equipe de UXStrategist, UXResearcher.


2.Quem irá validar os resultados da pesquisa?

A Equipe de UXResearcher, junto com os responsáveis da empresa de turismo.


3.Quem iremos consultar, quem irá responder a pesquisa?

As pessoas que estão com dificuldades em organizar suas viagens.


4.Quem iremos informar, após o projeto?

Pessoas que tem interesse em viajar e precisam de ajuda para organizarem suas viagens, seja na compra das passagens, hospedagem, tickets, roteiros.

Antecipações

Quantas pessoas iremos envolver no projeto?

O PO, o UXStrategist, UXResearcher, UXWriter, UI Designers, os desenvolvedores, os consultados (para a pesquisa) e os clientes (para validação).

Recursos necessários - aquisição de softwares, bonificações aos entrevistados, locomoção.

Recrutamento

Perfil dos entrevistados: pessoas que querem viajar e estão encontrando dificuldades em alguns pontos: compra de passagens, hospedagem, ticktes, roteiros.

Método de recrutamento:

Quem não devemos pesquisar: pessoas que não tenham o interesse de viajar


Questionário Survey (método de recrutamento)

Título: Questionário de estudo

Descrição: Olá! Meu nome é Simone Rizzo e estou participando do curso UXunicórnio. Como parte do curso, estou realizando um estudo de caso sobre o perfil de usuários de um produto específico. Ao responder a este questionário, você me ajudará a entender melhor as necessidades e desejos dos usuários deste produto. Essas informações serão usadas para criar um design mais centrado no usuário e que seja mais eficaz em atender às necessidades dos usuários.

O questionário é anônimo e levará cerca de 5 minutos para ser respondido. Obrigado por seu tempo e consideração. Vamos começar?


Comecei com as perguntas básicas de faixa etária, sexo, hobbies. Para conhecer mais o perfil do meu usuário e me aproximar em uma entrevista de aprofundamento:

Qual é a sua idade?

  • Menos que 18
  • 18 anos a 24 anos
  • 25 anos a 34 anos
  • 35 anos a 44 anos
  • 45 anos a 54 anos
  • Mais de 54

Com que gênero você se identifica mais?

  • masculino
  • feminino
  • prefiro não responder

O que você mais gosta de fazer nas horas vagas?

Quantas vezes nos últimos 6 meses você viajou?

  • 1 vez
  • 2 vezes
  • 3 vezes
  • + de 4 vezes
  • Não viajei (condicional - não continuar a pesquisa)

Você costuma fazer uma viagem:

  • Sozinho
  • Em casal
  • Com famíliares
  • A negócios
  • outra opção (campo aberto)

Na hora de viajar você: (descobrir a forma como o planejamento da viagem é realizado)

  • Planeja sua viagem sozinho
  • Busca uma agência para fazer o planejamento por você
  • Decide viajar na hora sem planejamento
  • outra opção (campo aberto)

Ao realizar uma viagem onde você encontra dificuldade (você pode selecionar mais de uma alternativa): (entender o problema do usuário)

  • Escolher o destino
  • Conferir documentação
  • Conseguir passagens (locomoção: ônibus, trem, avião...)
  • Hospedagem
  • Organizar as malas
  • Criar o roteiro
  • Comprar tickets e ingressos para entradas e eventos
  • Outros (campo aberto)

Você costumar viajar mais em destinos:

  • nacionais
  • internacionais

Ao viajar qual a média de dias que você costuma ficar fora: (validar também pelo tempo os destinos mais curtos e longos, sendo viagens nacionais ou internacionais)

  • de 1 a 2 dias
  • de 3 a 4 dias
  • de 5 a 6 dias
  • uma semana
  • de 10 a 15 dias
  • um mês
  • mais de um mês

Qual a sua média de gastos com viagens: (validar os planos personalizados, orçamentos disponíveis para pacotes mais premium, sem ser evasivo na renda total do usuário, buscar somente o orçamento que ele possuí disponível para este determinado gasto.)

  • de 100 a 500 reais
  • de 501 a 1500 reais
  • de 1501 a 3000 reais
  • Acima de 3000 reais

Você poderia nos fornecer seu e-mail ou WhatsApp para ajudar em meus estudos e realizamos uma pesquisa de mais profundidade? Você receberá um e-mail ou mensagem via WhatsApp explicando melhor sobre a nossa próxima pesquisa. (Campo não obrigatório).

- campo e-mail e /ou campo telefone (whatsapp)


Encerramento: Obrigada pela sua colaboração! Sua opinião é muito importante. Os resultados desta pesquisa serão usados para melhorar os meus estudos sobre o assunto em questão. Conto com a sua participação em futuras pesquisas.

Relatório de Insights do questionário

Após a coleta de dados da survey com 18 participantes dos quais 16 responderam que fizeram alguma viagem nos últimos 6 meses e continuaram a responder as demais perguntas, pude destacar as seguintes descobertas:

  • Conhecendo melhor os participantes: destacou-se que a maioria dos participantes gastam suas horas vagas lendo, assistindo séries e/ou filmes e viajando. O que podemos entender que conteúdos sobre viagens em forma de textos, artigos, vídeos podem ser interessante para nosso público.
  • Sobre a viagem: dos participantes 16 participantes, 3 costumam viajar sozinhos e o restante viajam com mais pessoas (casal, familiares, amigos), isso pode dificultar um pouco mais na hora de organizar uma viagem, porque é preciso conciliar os interesses e disponibilidades de duas ou mais pessoas, o que pode ser um desafio. Além dessas dificuldades, viajar acompanhado também pode aumentar o custo da viagem, pois é preciso reservar passagens, hospedagem e passeios para duas ou mais pessoas. No entanto, viajar acompanhado também tem muitas vantagens, como a possibilidade de compartilhar experiências com outras pessoas, de fazer novos amigos e de aproveitar a viagem de forma mais descontraída.
  • Planejando a viagem: 14 dos participantes disseram planejar a viagem sozinho, do que buscar uma agência. Com a internet e as redes sociais, ficou mais fácil buscar informações sobre destinos, passagens, hospedagem e roteiros. Muitos viajantes começam a busca de seu destino em lugares que já viram em algum post de redes sociais.
  • Encontrando a dificuldade na hora de viajar: A maioria dos participantes responderam ter maior dificuldade na hora de criar seus roteiros, em segundo lugar ficando a hospedagem e em terceiro a compra de tickets e ingressos. Diante deste cenário, a dificuldade na criação do roteiro pode estar atrelado a conciliar os interesses entre as pessoas que estão viajando. A menor dificuldade entre os participantes foi a escolha do destino.
  • Destinos mais escolhidos: os destinos nacionais ficaram entre a maioria das respostas. Podemos entender que o fator orçamento e tempo possam estar atrelados a essas escolhas. No demais tenho também algumas hipóteses de que destinos internacionais são mais difíceis na escolha pela sua diversidade cultural, clima, orçamento, tempo, língua, regras e leis.
  • Tempo para viajar: A maioria dos participantes responderam que ficam fora por uma a duas semanas. Nesse período, os viajantes podem ter tempo para explorar as principais atrações do destino, além de fazer algumas atividades extracurriculares. São períodos de tempo que podem ser encaixados nas férias e feriados das pessoas.
  • Orçamento da viagem: A média de gastos dos participantes está a cima dos 1.500 reais. O que se encaixa dentro do período de uma a duas semanas. Esses valores podem ser de grande valia para analisar pacotes personalizados para futuras viagens que a agência possa sugerir.

Após esses insights poderei fazer uma pesquisa de profundidade com os usuários como uma ótima maneira de obter mais informações sobre seus comportamentos, motivações e preferências. Isso poderá me ajudar a entender melhor as nuances do processo de planejamento de viagem e a desenvolver soluções mais personalizadas.


Cronograma

Qual o prazo do projeto?

3 meses


Quantas reuniões serão necessárias, sprints.


Resultados

Criar um app, para que os viajantes consigam organizar suas viagens, com sugestões sobre seus destinos e aquisição de pacotes de serviços personalizados.

A ideia de ser um app é vista pela necessidade dos usuários estarem em suas viagens com toda essa documentação em mãos, podendo acessá-las sem problema.


Apêndice


Fechamento

Com o plano de pesquisa consegui organizar melhor as ideias do projeto e focar nos próximos passos que irão nortear a execução do projeto, o que poderá ser estudado, por que, para que, como e quando. Desmembrando cada problema ou solução sobre o projeto todo, suas etapas e recursos necessários. Todos os dados são para estudo do case do curso UXunicórnio, para demonstrar o processo que seria realizado em um case real.


Vamos conversar!

Que tal avaliarmos juntos uma solução para seu projeto?
Adoraria receber um e-mail com o seu contato, me escreva! si.monikita@gmail.com.br



Obrigada!



Copyright © 2023 Todos os direitos reservados.